FIAT é novamente protagonista da Festa do Cinema Italiano

FIAT apoia a 16ª edição da Festa do Cinema Italiano como marca oficial 

O Novo 500, 100% elétrico, estará exposto sob os holofotes da passadeira vermelha no Cinema São Jorge, em Lisboa. 

Novo 500 divide grande ecrã com Leonardo di Caprio no spot da FIAT “Evergreen”

A FIAT renova o seu compromisso para com a Festa do Cinema Italiano, voltando a assumir o papel de protagonista enquanto marca oficial do evento e apoiando, assim, um dos mais relevantes eventos da Sétima Arte e o mais importante realizado em Portugal - onde é cada vez mais apreciado - dedicado à cultura italiana.

O multipremiado Novo 500, 100% elétrico, protagonista no guião da transição energética e um dos principais atores da mobilidade sustentável do futuro da FIAT estará em destaque no Cinema São Jorge, em Lisboa, de forma a receber o público.

A edição de 2023 promete um regresso a uma programação diversificada que apresenta filmes de novos realizadores bem como de nomes consagrados, clássicos da cinematografia transalpina, antestreias, ficções e documentários e ainda eventos paralelos que trazem a cultura de Itália a Portugal.

Esta 16ª edição do evento presta, também, homenagem ao realizador Elio Petri (1929-1982), com uma retrospetiva integral da sua obra, uma iniciativa da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, em colaboração com a Festa do Cinema Italiano.

 

Novo 500 e Leonardo Di Caprio partilham o grande ecrã em “Evergreen”

A FIAT, e em especial o seu 500, são uma presença assídua em muitas das películas que compõem a história do cinema. O Novo 500, 100% elétrico, não é exceção, tendo sido novamente confiado à estrela italiana o papel principal num spot publicitário da FIAT, no qual contracena com Leonardo Di Caprio, ativista e ator vencedor de Óscar, embaixador da marca.

Juntos expressam em “Evergreen” como é possível, através da condução de um automóvel elétrico, cuidar do planeta e ser, ao mesmo tempo, um porta-voz da mobilidade sustentável. O anúncio foi concebido pela conceituada agência de publicidade Leo Burnett e conta com a assinatura do galardoado realizador Martin Werner.

“Evergreen” conta, igualmente, com a versão Original Vocal da icónica canção "La Dolce Vita" de Nino Rota, na sua versão original e nunca lançada de 1962. Foi redescoberta pela FIAT no catálogo da editora italiana CAM Sugar, que contém obras passadas da história do cinema, incluindo a música do maestro Nino Rota do filme Amarcord, utilizada pelos sistemas AVAS como alerta sonoro para os peões no Novo 500.

A 16ª edição da Festa do Cinema Italiano decorre de 29 de março a 6 de abril em Lisboa e divide-se por três localizações, Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés e Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. O festival segue depois viagem pelo país inteiro, levando os mais de 50 filmes italianos do cartaz a mais de 20 cidades portuguesas até julho.

A Festa do Cinema Italiano é, desde 2008, um evento organizado pela Associação Il Sorpasso, uma estrutura composta por uma equipa internacional com elevada experiência no mundo do cinema e da organização de eventos culturais, em Portugal e no estrangeiro.

O Novo 500 continua a escrever a sua história, tendo já reunido, desde o seu lançamento em 2020, um total de 39 “Óscares” da indústria automóvel internacional, um “sucesso de bilheteira” também expresso pelos mais de 120 mil clientes que o escolheram, bem como por ter sido, em 2022, o terceiro veículo elétrico mais vendido nos 10 maiores mercados europeus e o elétrico alimentado a bateria mais vendido do Grupo Stellantis na Europa, colocando-se em primeiro lugar em Itália, em segundo em Espanha e em terceiro na Alemanha.