FIAT, uma marca-chave no desenvolvimento de automóveis famil

Desde o início da década de 1960, a FIAT não tem medo de levar mais longe os seus projetos e a arquitetura dos seus automóveis, a fim de oferecer a maior amplitude e conforto possíveis a todos os tipos de famílias. 

A FIAT tem estado ativa no desenvolvimento de novas silhuetas e estilos de carroçaria, desde as station wagon até aos mais ousados MPV e veículos multiusos, para satisfazer as necessidades das famílias. 

Atualmente, a FIAT dispõe de uma vasta gama de modelos familiares, incluindo o Doblò, o Tipo Station Wagon e o recentemente lançado E-Ulysse.

Desde as suas origens que a FIAT desenvolve veículos especialmente concebidos para famílias, com modelos como o FIAT Tipo 1 que, entre 1910 e 1921, dispunha de versões alongadas que podiam ser configuradas como furgões e que eram igualmente muito populares como táxis nas principais cidades da Europa e dos EUA devido ao seu espaço interior. Foram, também, notáveis pelas suas inovações técnicas, tais como o FIAT Zero (1912-15) que contava com uma instalação elétrica de série, ou o FIAT 70 que foi o primeiro automóvel a contar com um sistema elétrico completo naquela época.

No período entre guerras, chegaram ao mercado modelos de sucesso como os FIAT 501 ou 502, em todos os tipos de carroçaria, incluindo as mais longas. O FIAT 514 L (1929-32) foi a versão longa deste modelo, sendo produzido em vários países, incluindo Espanha, fabricado nas instalações da Hispano-Suiza em Guadalajara e depois comercializado até 1935 sob o nome Hispano 514.

Durante as décadas de 1950 e 1960, a Itália, como o resto das grandes economias europeias, viveu um boom económico após o rigoroso período do pós-guerra. Com o aparecimento de uma ampla classe média, os automobilistas italianos começaram a procurar veículos mais espaçosos e confortáveis que lhes permitissem desfrutar de longas viagens com as suas famílias nos fins de semana e feriados. Os engenheiros da FIAT souberam ler esta procura crescente e partiram à procura de soluções ousadas sem perder de vista aspetos como o preço dos veículos.

A primeira linha de ataque foi tirar partido da carroçaria das grandes berlinas da marca, para oferecer modelos com muito espaço interior, mas com acabamentos mais básicos do que os dos modelos de segmentos mais altos. Esta foi a ideia que conduziu ao FIAT 1500 L, modelo que foi comercializado com grande sucesso no Velho Continente entre 1962 e 1968, combinando grandes dimensões com um motor de 1,5 litros de 75 cv. Com o design exterior do FIAT 1800/2300, oferecia um habitáculo espaçoso e confortável para 5 ou 6 passageiros.

Ao mesmo tempo, a FIAT inspirou-se nas carroçarias station wagon americanas para começar a oferecer as carroçarias "Familiale" em vários modelos da sua gama. Começou pela grande berlina FIAT 2300, sendo que a sua versão familiar, lançada em 1961, destinava-se a oferecer espaço de bagagem mais do que suficiente para transportar as malas para umas longas férias, mantendo, ao mesmo tempo, o conforto e luxo deste modelo, bem como o seu desempenho, garantido por um motor de 2,3 litros com 102 cv. Com a mesma secção dianteira da berlina, aproveitou o espaço da bagageira para prolongar o tejadilho e colocar janelas adicionais em ambos os lados. A porta traseira abria-se em duas metades, uma superior e outra inferior, permitindo aos passageiros sentarem-se e desfrutarem da paisagem. O compartimento de bagagem completamente plano e os bancos traseiros rebatíveis ofereciam a possibilidade de colocar sacos de dormir e desfrutar de uma noite confortável no campo.

Ao mesmo tempo, a carroçaria Familiale foi alargada ao resto da gama. O FIAT 1100 D, em 1962, juntou-se a esta tendência, criando o automóvel perfeito para uma grande parte da classe média italiana. Com uma estética moderna para o seu tempo, oferecia um espaço muito confortável para até 5 ocupantes. Foi substituído em 1964 pelo FIAT 124 Familiale, um dos grandes sucessos da marca, dono de uma excelente plataforma, com uma grande adaptabilidade. O FIAT Tipo Station Wagon transporta o legado desta saga de modelos para a atualidade.

Longe de ficar satisfeita, a FIAT também explorou novos territórios que levariam ao lançamento dos precursores dos monovolumes, irreverentes propostas baseadas nos modelos utilitários comercializados pela FIAT na época. O melhor exemplo deste trabalho foi o FIAT 600 Multipla (1955-1960). Ainda que o 600 já fosse comercializado como uma versão ampliada do 500, a sua versão Multipla causou uma grande agitação, com uma frente muito mais alta do que o normal e uma arquitetura interior inovadora que podia acomodar confortavelmente 6 pessoas em dimensões que eram mais do que compactas. A sua configuração colocava dois passageiros na frente, dois numa fila central e outros dois em dois lugares traseiros. Tal como com o 2300 Familiale, o porta-bagagens plano e os bancos rebatíveis transformavam este veículo numa autêntica tenda de campismo.

O seu herdeiro mais famoso foi o FIAT Multipla (1998-2010), modelo que, com um design também único e muito à frente do seu tempo, oferecia um espaço interior de referência para os seus 6 passageiros numa configuração 3+3, bem como uma grande bagageira.

Do popular FIAT 500 surgiu o FIAT 500 K Giardiniera que, entre 1960 e 1977, oferecia o máximo espaço interior numa carroçaria muito compacta, económica e descapotável, graças à sua cobertura em tecido dobrável. As suas portas de abertura invertida e a porta traseira tornaram o acesso tão fácil quanto possível. A suspensão traseira foi adaptada para transportar grandes pesos. O FIAT 500 X pode ser considerado o seu herdeiro na gama atual.

Assim, e tal como no passado, a FIAT continua a explorar novos territórios no segmento dos automóveis familiares.