Jeep® ao ataque nos trilhos da 57ª edição anual do Easter Je

- Impressionante gama de concepts Jeep® para o Easter Jeep Safari™ a caminho de Moab, no estado norte-americano do Utah, de 1 a 9 de abril 

- Sete inéditos concepts da Jeep levam elevam a tração às quatro rodas ao nível seguinte e provam por que razão não há nada como a lendária capacidade 4x4 da Jeep 

- A missão Zero Emission Freedom da Jeep está em destaque nos quatro novos concepts eletrificados, incluindo o reinventado Jeep Wrangler Magneto 3.0 

- Todos os concepts estão equipados com um conjunto de evoluídos grupos propulsores e apresentam os mais recentes protótipos e componentes disponíveis


Uma série inteiramente nova de concepts apelativos, eficientes e à altura da missão da Jeep® será revelada e conduzida fora da estrada durante o 57º Easter Jeep Safari™ (1 a 9 de abril de 2023) em Moab, no estado norte-americano do Utah, a casa longe de casa da marca Jeep®.

A potência eletrificada e a performance de liderança serão proeminentes durante o Safari deste ano. A marca Jeep, a Jeep Performance Parts (JPP) e as equipas de design da Mopar criaram vários veículos únicos, pensados para o rock-crawling e para exigentes percursos que levarão a tração às quatro rodas ao nível seguinte, provando por que razão não há nada como a lendária capacidade 4x4 da Jeep.

"Todos os anos, mais de 20.000 entusiastas da Jeep deslocam-se a Moab, no estado do Utah, para que o Easter Jeep Safari os conduza nas condições mais extremas de todo-o-terreno, palco onde os nossos engenheiros continuam a elevar as capacidades dos veículos Jeep até aos níveis seguintes", disse Jim Morrison, Vice-presidente Sénior e Diretor da marca Jeep na América do Norte. "É o local perfeito para mostrar os nossos sete novos ‘concepts’ da Jeep, porque é com estes entusiastas da Jeep que poderemos continuar a forçar ainda mais os limites e a obter o seu ‘feedback’ sobre onde querem ver a marca Jeep no futuro".

Serão, este ano, sete os distintos concepts das marcas Jeep e JPP equipados com um conjunto de evoluídos grupos propulsores. De regresso, devido à elevada solicitação, está o Jeep Wrangler Magneto, o primeiro concept de veículo elétrico a bateria (BEV) da marca Jeep. A terceira iteração do poderoso e competente concept do SUV Jeep Wrangler, o Magneto 3.0, e três concept Jeep 4xe adicionais são testemunho do compromisso da marca Jeep para com a missão Zero Emission Freedom e a liderança 4x4. Cada concept também apresenta a mais recente produção e protótipos JPP da Mopar, desenvolvidos com especificações rigorosas e a lendária capacidade 4x4 em mente.

"A nossa viagem anual a Moab permite-nos apresentar a mais recente seleção de componentes personalizados, autênticos e de qualidade comprovada Jeep Performance Parts by Mopar", disse Mark Bosanac, Vice-presidente sénior para a América do Norte, serviço Mopar, peças e atendimento ao cliente. "Ao contrário de qualquer outra oferta de pós-venda, o nosso crescente portfólio de peças e acessórios, testados e apoiados pela fábrica, são especificamente concebidos e projetados para enfrentar os trilhos mais difíceis do mundo".

A gama de concepts da edição de 2023 do Easter Jeep Safari inclui:

 

Jeep Wrangler Magneto 3.0 Concept

É a terceira vez que este monstro do todo-o-terreno surge em Moab. Quando a equipa de design da Jeep começou a construir o concept Jeep Wrangler Magneto, a intenção sempre foi a de o utilizar como plataforma de testes, para conhecer e forçar os limites da eletrificação 4x4.

O concept Jeep Magneto 1.0 foi introduzido pela primeira vez em 2021 como um muito competente BEV, furtivo, silencioso, rápido e com uma força impressionante para o rock-climbing. Os engenheiros e designers da marca Jeep criaram um veículo com zero emissões e com uma capacidade 4x4 da Jeep que proporcionava novos níveis de eficiência, responsabilidade ambiental e desempenho extremo dentro e fora de estrada.

Baseado num Jeep Wrangler Rubicon de duas portas, de 2020, o Jeep Magneto possui um motor elétrico de fluxo axial personalizado que atinge as 6.000 rpm e está acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades para um controlo total. O motor elétrico compacto foi inicialmente afinado para fornecer até 370 Nm de binário e 285 cavalos de potência.

A estreia do concept Jeep Magneto 2.0 em 2022 elevou ainda mais a fasquia da performance. A amperagem de pico no sistema de propulsão foi mais do que duplicada para 600 amperes, o que permitiu ao concept entregar instantaneamente até cerca de 1150 Nm de binário de pico às rodas - mais do que o triplo disponível na versão anterior do concept - e 625 cavalos de potência para enfrentar sérios desafios de rock-climbing.

As atualizações do Jeep Magneto deste ano incluem um motor novo, mais eficiente e com um superior binário de saída, bem como uma programação atualizada, o que resulta num aumento de 20% na energia e autonomia utilizáveis.

Igualmente novas no concept deste ano Jeep Magneto 3.0 são três funções selecionáveis pelo condutor que aproveitam os benefícios de um propulsor totalmente elétrico em situações exigentes de todo-o-terreno:

  • A seleção de potência/binário de saída permite ao condutor escolher entre duas definições (padrão: 285 cavalos de potência/370 Nm de binário; máximo: 650 cavalos de potência/1220 Nm de binário)
  • O modo de regeneração de energia em duas fases permite uma condução normal quando desligado ou uma regeneração em travagem melhorada através do motor elétrico quando ligado
  • O modo de controlo de velocidade em descidas agressivas pode ser selecionado ao utilizar as redutoras para oferecer uma verdadeira condução fora de estrada com recurso a um pedal em situações mais exigentes de rock-crawling.

A acrescentar ainda mais capacidades à sua destreza estão os eixos dianteiros Dynatrac 60 (relação 5,38:1), eixos traseiros Dynatrac 80 (relação 5,38:1), jantes com beadlock de 20 polegadas para todo-o-terreno, pneus de lama de 40 polegadas e um sistema de elevação personalizado de 7,6 cm. 

O concept do Jeep Magneto 3.0 também testa as proporções do veículo. Para uma maior facilidade de acesso, a abertura da porta foi modificada e colocada 15 centímetros mais atrás. Para uma ainda melhor acessibilidade, o novo pilar B foi deslocado para trás cerca de 60 mm relativamente à posição original, para dar lugar a uma barra anti capotamento personalizada. O para-lamas dianteiro foi prolongado para trás no seu rebordo em 5 cm. O para-brisas foi também inclinado 12 graus para dar à vista lateral uma sensação de tejadilho "cortado" sem reduzir o vidro da frente. 

O Jeep Magneto 3.0 tem um esquema de pintura atualizado que presta homenagem a todas as três evoluções do concept. O motivo Branco Brilhante e Azul Surf permanece, mas a terceira iteração introduz detalhes exteriores mais vibrantes, incluindo a adição de elementos vermelhos.

Os bancos dianteiros do concept Jeep Magneto 3.0 foram revestidos com um couro de tom azul e adornados com costuras em vermelho para combinar com o exterior. Os bancos traseiros foram removidos e o piso foi forrado com uma cobertura da Rhino em Azul Surf para maior funcionalidade e durabilidade.