2022, o ano da reviravolta da Alfa Romeo

A Alfa Romeo registou um ano de 2022 extremamente positivo. A marca sustentou, fortemente, os resultados da Stellantis em 2022, confirmando a bem-sucedida reviravolta, com uma melhoria em performance operacional e como uma marca muito lucrativa. O Tonale provou ser um sucesso, com um foco apertado em termos de qualidade, que se viu evoluída de um modo significativo.

Foi um ano repleto de excitantes desafios, mas, sobretudo, marcado por um excelente desempenho comercial, realçado por um claro crescimento na Europa, com um incremento de 22% nas vendas, conduzindo a um aumento significativo da quota de mercado, em contraste com os resultados de uma região que regista uma queda de 11% face a 2021. Em termos de matrículas, muitos mercados registaram resultados sólidos em comparação com o ano anterior: França +101%, Itália +22%, Alemanha +22%, Espanha +28%, Países Baixos +84%, Áustria +85%, Grécia +163% e também Portugal, com um crescimento de 174%.

Globalmente, os resultados descrevem uma situação estável, com um desempenho de negócio que reflete os resultados consolidados em 2021 e desempenhos notáveis na Turquia, mercado que se destaca no panorama global como o de crescimento mais rápido, quadruplicando o volume em comparação com 2021. Na Ásia, o Stelvio regista o crescimento mais significativo, crescendo 25% em vendas.

O ano de 2022 será recordado pela chegada do Tonale, o primeiro C-SUV eletrificado que deu início à metamorfose da Marca e que representa um marco essencial da estratégia "from zero to zero" que permitirá à Alfa Romeo assumir-se como a marca que mais rapidamente, no panorama automóvel mundial, irá fazer a transição de zero automóveis eletrificados, no início de 2022, para uma gama completa com zero emissões já em 2027. Os modelos Giulia e Stelvio, pilares da atual gama Alfa Romeo, bem como do futuro plano de produtos da marca, foram renovados ao nível do design e da tecnologia e estão prontos para se posicionarem como referências nos seus respetivos segmentos, tal como têm feito desde o seu lançamento.

Como repetidamente tem vindo a ser sublinhado pelos representantes da marca, as estratégias da Alfa Romeo são impulsionadas por uma Qualidade sem compromissos. De facto, os objetivos alcançados a nível global são de extrema relevância. De entre todos, o resultado divulgado pela JD Power nos EUA, relativamente ao índice de satisfação do cliente, que classifica a Alfa Romeo em 1º lugar em todo o panorama automóvel é, sem dúvida, o de maior importância.

Um ano de 2022 para recordar, apesar das suas conquistas e distinções não se esgotarem neste ponto. O resultado alcançado pela equipa Alfa Romeo no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 representa uma subida no ranking dos construtores, com um 6º lugar final, no que foi o melhor resultado da equipa na última década.

Um ano de 2022 que premeia o trabalho árduo e o empenho de uma marca coesa e determinada, que tem como objetivo evoluir ainda mais em 2023. Um ano que promete ser repleto de desafios, que a Alfa Romeo irá enfrentar com a habitual atitude arrojada que distingue a Marca, símbolo do nobre desportivismo italiano desde 1910.