"Alfa Romeo 4C Designer's Cut"

"Alfa Romeo 4C Designer's Cut": um one-off do departamento Heritage para o 10º aniversário do 4C


  • Lançado em 2013, o Alfa Romeo 4C continua a incorporar os valores da marca de estilo italiano, performance e excelência técnica com o objetivo de proporcionar a mais agradável experiência de condução em total segurança.


  • Para celebrar o 10º aniversário do supercarro compacto, o departamento Heritage irá criar um modelo one-off personalizado por Alessandro Maccolini do Centro Stile Alfa Romeo.


  • A entrevista em vídeo com o designer cobre a história do 4C com imagens impressionantes e memórias pessoais, bem como apresenta os três domínios estéticos que inspiram o modelo one-off comemorativo.


  • Parte integrante do programa "Reloaded by Creators" do departamento Heritage, o projeto 4C Designer's Cut será partilhado com a tribo Alfa Romeo, a qual poderá expressar as suas opiniões nos canais de comunicação do departamento Heritage.


Dez anos após a sua criação, o supercarro compacto 4C está de volta para surpreender os seus fãs e reafirmar a ligação visceral entre a comunidade Alfa Romeo e a marca que tem sido um símbolo da condução desportiva italiana desde 1910. Com um design arrojado e aerodinâmico inspirado nos ícones da Alfa Romeo do passado, o 4C é um veículo desportivo de dois lugares, com tração traseira e com um motor colocado em posição central que foi produzido em versão coupé e spider até 2020.


Para comemorar o 10º aniversário deste coupé desportivo, o departamento Heritage da Stellantis (Alfa Romeo, Fiat, Lancia e Abarth) criou e desenvolveu o projeto "Alfa Romeo 4C Designer's Cut", do qual resultará um modelo one-off personalizado por Alessandro Maccolini, o Design Project Manager da Alfa Romeo. Uma interpretação contemporânea de um "clássico instantâneo" que ainda faz bater o coração dos fãs da Alfa Romeo, a versão especial comemorativa será vendida como uma autêntica peça de coleção.


A iniciativa foi apresentada numa vídeo-entrevista filmada no Heritage Hub. O designer da Alfa Romeo, Maccolini, que na altura era o responsável pelo design do 4C, e Alessandro Ravera, Heritage Special Vehicles Operation Manager, falam sobre a génese deste modelo que levou a marca italiana para os EUA. A história emocionante é contada através de imagens e memórias e prossegue com os detalhes do projeto e com um convite à tribo Alfa Romeo - bem como a qualquer outro fã - para expressar as suas opiniões nos canais de comunicação do departamento Heritage (Facebook, Instagram, Youtube).

 

Três domínios estéticos para uma peça de coleção


"Para criar este ‘one-off’ baseado no 4C, identifiquei três domínios estéticos nos quais me inspirar", explica Maccolini. "Já tenho uma ideia do que quero desenvolver, mas também quero inspirar-me nos fãs da marca. Ao longo dos anos, tive alguma experiência em primeira mão com os clubes Alfa Romeo e tive a oportunidade de ver muitas versões do 4C, com vários tipos de pinturas e algumas configurações bem aperfeiçoadas. É por isso que gostaria de envolver também os fãs neste projeto e celebrarmos juntos o 10º aniversário do 4C num ‘one-off’ verdadeiramente especial."


Em particular, o primeiro visual, o "4C Tributo", é mais tradicional e baseado na cor vermelha - a cor que mais se identifica com os automóveis da Alfa Romeo, uma vez que representa o significado específico de desportividade premium da marca e é um arquétipo genuíno que se tornou parte do imaginário coletivo. Por sua vez, o segundo estilo deriva do mundo das corridas: o "4C Corsa" apresenta uma pintura cinzenta mate que realça as formas musculadas do veículo e, ao mesmo tempo, valoriza as suas características técnicas dedicadas à performance. Por fim, o "4C leggenda" é o último e mais íntimo design da Alfa Romeo, pois combina o desportivismo com a história do Biscione, como se pode ver nas cores pastel do passado, incluindo um azul sofisticado combinado com jantes de liga leve brancas.

 

Preços em alta para um autêntico "clássico instantâneo"


O Alfa Romeo 4C é um excelente exemplo de um "clássico instantâneo" no mercado que, apenas dez anos após o seu lançamento, já se tornou uma peça de coleção cujo valor não para de aumentar. Um modelo bem conservado pode atingir até o dobro do preço de 2013. Segundo Maccolini, isto está a acontecer por várias razões: "A transição para os veículos elétricos em curso atraiu as pessoas para os motores de combustão interna, para um veículo puro que querem guardar como uma memória desse período. O 4C é um verdadeiro clássico instantâneo, cujo atrativo reside no facto de ser um automóvel extremamente natural, tanto em termos de estilo como de proporções. Atualmente, continua a ter um visual facilmente reconhecível, com algumas referências a elementos-chave do 8C Competizione e características técnicas topo de gama que ainda fazem dele o único veículo deste segmento a ter uma estrutura monocoque central em fibra de carbono. Tudo isto criou um enorme entusiasmo em torno do 4C, como se pode ver nos muitos clubes em todo o mundo que se dedicam a este ‘supercarro democrático’, como foi apelidado no seu lançamento graças ao seu custo modesto em comparação com as inúmeras características de alta qualidade que oferece."

 

O projeto é parte integrante do programa Reloaded by Creators


O Alfa Romeo 4C Designer's Cut é a continuação de uma viagem que começou no ano passado com o Abarth Classiche 1000 SP, com a equipa liderada por Roberto Giolito do departamento Heritage da Stellantis (Alfa Romeo, Fiat, Lancia, Abarth) a criar modelos one-off ou produção limitada de automóveis descontinuados. Esta atividade faz parte do programa "Reloaded by Creators" do Heritage. Lançado em 2018, envolve a venda de um número limitado de veículos clássicos Alfa Romeo, Fiat, Lancia e Abarth: modelos históricos com autenticidade certificada que foram restaurados à sua beleza original diretamente pela empresa-mãe. A atração intemporal de cada automóvel é restaurada com o cuidado, o know-how e a paixão da equipa de especialistas das Officine Classiche. Desde a meticulosa prospeção da fase de identificação, ao restauro, à avaliação e à colocação no mercado, este "ciclo completo" tem em consideração tanto o valor económico como o cultural. Preservar o património não significa apenas conservá-lo, mas renová-lo.

 

Alfa Romeo 4C, uma obra-prima do design e da tecnologia italiana


A história do Alfa Romeo 4C começou com o concept car apresentado no Salão Automóvel de Genebra em 2011. Foi alvo de excelentes críticas e criou muito entusiasmo entre os fãs de automóveis desportivos. Na sequência desta reação entusiástica, a Alfa Romeo decidiu iniciar a produção deste coupé em 2013, o qual iria encarnar o espírito desportivo da marca: performance, estilo italiano e excelência técnica, com o objetivo de proporcionar a mais agradável experiência de condução em total segurança.


Concebido pelo Centro Stile Alfa Romeo, o supercarro 4C fez imediatamente lembrar alguns modelos icónicos que deixaram uma marca importante na história da marca. Acima de tudo, devido ao seu tamanho e configuração, fez lembrar o 33 Stradale, um veículo que combinava requisitos mecânicos e funcionais extremos com um estilo minimalista que "vestia" adequadamente o motor e a carroçaria com tratamentos Alfa Romeo inesquecíveis. "O 4C foi definitivamente inspirado esteticamente pelo 33 Stradale", afirmou Maccolini. "No entanto, do ponto de vista do chassis, é mais semelhante ao Scarabeo, um veículo de dois lugares com um motor traseiro transversal e uma carroçaria única." O 4C completou uma jornada iniciada com o 8C Competizione, com ênfase em alguns dos conceitos peculiares da marca, como o tamanho compacto, dinamismo e agilidade. O minimalismo do design e dos materiais também distinguem os interiores, uma vez que tudo foi concebido para conseguir o maior envolvimento possível na experiência de condução. Especificamente, a fibra de carbono da célula central destacava-se imediatamente no interior, a qual foi deixada à vista para realçar a sensação de baixo peso, tecnologia e singularidade do automóvel: o peso em vazio do coupé de dois lugares era de apenas 895 kg e a sua relação peso-potência era inferior a 4kg/cv - um recorde mesmo entre os supercarros.


Tudo isto ficou a dever-se ao chassis monocoque em fibra de carbono e à ampla utilização de alumínio na carroçaria e no compartimento do motor, bem como aos materiais compósitos especiais utilizados na carroçaria. Estava equipado com um brilhante motor em alumínio de 4 cilindros com injeção direta que, com uma cilindrada de 1750 cm³, produzia 176 kW (240 CV) de potência e estava combinado com uma transmissão de dupla embraiagem "Alfa TCT" e equipado com o seletor Alfa DNA com modo Race. Graças ao seu peso reduzido e à potência do motor, a sua performance era de cortar a respiração: 4,5 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h, uma velocidade máxima superior a 250 km/h, 1,1 g de aceleração lateral nas curvas e 1,25 g de desaceleração máxima na travagem.


Para além disso, os seus 4 metros de comprimento e 2,4 m de distância entre eixos, realçavam, por um lado, a compacidade do veículo e, por outro, a sua agilidade. Em suma, o 4C demonstrou que é um "Alfa" em todos os sentidos, mostrando a sua desportividade em diversos ambientes e, mais ainda, numa pista de corridas, onde proporciona uma sensação de condução única apesar das exigências acrescidas em termos de velocidade e aceleração lateral. Para demonstrar a sua alma "racing", basta relembrar um dos seus recordes: a 12 de setembro de 2013, uma versão de pré-série do 4C percorreu os 20,8 quilómetros do circuito de Nordschleife no Nürburgring, a pista mais difícil e exigente do mundo, em 8 minutos e 4 segundos, o que constitui o melhor desempenho alguma vez registado até hoje para um veículo de estrada com uma gama de potência na ordem dos 250 CV.