Alfa Romeo F1 Team Stake foi do céu ao purgatório

  • Depois da excelente qualificação, um dos pontos altos da temporada de 2023, o Alfa Romeo F1 Team Stake desceu ao purgatório com uma corrida difícil no Hungaroring.


  • Nenhum dos pilotos conseguiu pontuar, Zhou Guanyu devido a um problema nos travões que fez o motor entrar em modo “safe” e condicionou a corrida de Valtteri Bottas.


 

O Alfa Romeo F1 Team Stake foi do céu depois de uma performance espetacular na qualificação ao purgatório no final de uma corrida muito difícil para a equipa ao não conseguir capitalizar sobre o sólido desempenho exibido no sábado. Zhou Guanyu, que arrancou para a corrida da 5ª posição, conheceu um problema no sistema de travagem que fez o motor entrar em modo “safe” comprometendo, severamente, o arranque para a corrida, perdendo posições fundamentais na volta inaugural, acabando por ser penalizado com cinco segundos devido a uma infeliz colisão com Daniel Ricciardo, terminando num inglório 16º lugar. Estes acontecimentos acabaram por afetar o seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas, que perdeu posições a tentar evitar a colisão com Zhou, tendo lutado arduamente para recuperar, mas não indo além do 12º lugar final.


Um domingo muito duro no Hungaroring para o Alfa Romeo F1 Team Stake: a equipa vai agora reagrupar e analisar tudo o que sucedeu, a caminho de Spa-Francorchamps para a segunda corrida deste duplo confronto que antecede a pausa de verão.

 


Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: “Depois do forte desempenho de ontem na qualificação, é claro que estamos desapontados por não converter boas posições iniciais com ambos os carros em pontos; ocasiões como esta não podem ser desperdiçadas, então precisaremos analisar adequadamente o que aconteceu hoje. O carro de Zhou teve um problema com os travões durante a largada, e isso acabou por prejudicar não só a corrida dele, mas a do Valtteri Bottas. Zhou perdeu 11 posições antes da primeira curva e, posteriormente, desentendeu-se com o Ricciardo durante a travagem, pelo que recebeu uma penalização de cinco segundos que foi servida durante a primeira paragem nas boxes. O Valtteri teve que evitar o Zhou na largada, perdendo posições importantes que não conseguiu recuperar. Tudo isso resultou em ambos os monolugares fora dos dez primeiros: tentamos recuperar com uma estratégia agressiva, trocando mais cedo de pneus médios para duros e tentando reduzir a diferença para quem estava à nossa frente, mas acabamos por não ter ritmo suficiente para regressar aos dez primeiros. O resultado de hoje é perturbador para a equipa, mas há pelo menos um grande ponto positivo do fim de semana: o nosso desempenho global melhorou em relação às corridas anteriores e devemos levar isso connosco para Spa na próxima semana, para a última corrida antes das férias de verão.”

 

Valtteri Bottas (carro número 77):


Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)


Classificação final: 12º


Volta mais rápida: 1:23.651 (volta 42)


Pneus: Médios usados (9 voltas) – Duros usados (31 voltas) – Duros usados (29 voltas)


“Tivemos uma boa chance de transformar uma excelente qualificação em pontos, mas, infelizmente, a nossa corrida ficou comprometida na primeira volta, logo após a largada. O Zhou, que estava na minha frente, teve alguns problemas com os travões, tive de o contornar, perdendo algum ímpeto e posições. Além disso, todos os carros que começaram com pneus macios ultrapassaram-nos rapidamente. No geral, o nosso ritmo não foi tão bom como o de ontem e realmente não nos permitiu recuperar os lugares perdidos. Porém, há algo positivo que levamos connosco para a Bélgica: desbloqueamos mais potencial no nosso pacote de evolução no sábado, portanto, definitivamente, o potencial está lá e vamos tentar aproveitá-lo. Claro, Spa será uma pista completamente diferente, mas vamos trabalhar duro esta semana para encontrar a configuração certa para progredir ainda mais e voltar aos pontos.”

 

Zhou Guanyu (carro número 24):


Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 03/Ferrari)


Classificação final: 16º


Volta mais rápida: 1:23.743 (volta 12)


Pneus: Médios usados (10 volta) – Duros usados (28 voltas) – Duros usados (31 voltas)


“A alegria do resultado de ontem virou de cabeça para baixo e não há como negar que hoje foi muito dececionante. Ainda estamos a reunir todas as informações sobre o que exatamente aconteceu na largada: eu estava de acelerador a fundo e, de repente, algo de errado aconteceu e tive de fazer todo o procedimento de largada para conseguir arrancar de forma adequada. Vamos investigar imediatamente o que se passou, para evitar repetições no futuro. Dito isso, a nossa corrida praticamente acabou depois desse momento: estávamos no final do pelotão sem muitas chances de recuperação. Como ponto positivo deste fim de semana, fica a exibição na qualificação ontem, com os dois carros no Q3, confirmando que as atualizações que trouxemos para Silverstone estão a levar-nos na direção certa e há mais potencial para desbloquear. Espero que, daqui para frente, sejamos mais competitivos durante todo o fim de semana. Vamos levar esse ímpeto para Spa, com o objetivo de nos recuperar rapidamente e aproveitar o ímpeto que tivemos no sábado.”