Os novos Alfa Romeo Giulia e Stelvio: Evoluir é uma arte

Após a sua revelação ao público durante os últimos meses de 2022, os novos Giulia e Stelvio farão a sua estreia nos showrooms exclusivos da Alfa Romeo no início do segundo trimestre. Os dois novos modelos representam um marco significativo para ambos os veículos. Evoluíram tanto nas reconhecidas qualidades da marca - uma perfeita distribuição do peso, dinâmica de condução de primeira classe, bem como soluções tecnológicas e de engenharia dignas do topo do segmento - como na "beleza intemporal" do design duradouro da Alfa Romeo, criando duas autênticas "obras de arte em movimento". Atualmente, a beleza proporcionada pelo design italiano tornou-se ainda mais apelativa e contemporânea pela intervenção estilística na frente dos modelos, a fim de criar um sentimento familiar claro e forte com o Tonale.

 

"Evolving is performance art"

O lançamento dos dois novos modelos é precedido pelo evento de apresentação à imprensa "Evolving is performance art", o qual engloba todo o trabalho e dedicação dos designers e engenheiros da Alfa Romeo para melhorar duas obras-primas, ambas resultantes do perfeito equilíbrio entre a estética e a funcionalidade. Este foi um objetivo ambicioso que exigiu competências especiais e uma procura verdadeiramente extraordinária de excelência, os mesmos elementos que compõem uma obra de arte. É por isso que a evolução dos Giulia e Stelvio pode ser comparada à "Performance Art", a nova forma de arte em que a performance do artista é realizada ao vivo, junto dos espectadores. De forma semelhante, as criações mecânicas da Alfa Romeo manifestam-se na vida real, gerando fortes emoções e assegurando a melhor experiência de condução no mundo automóvel. Mas para se manterem contemporâneos e atualizados, todos os ícones automóveis precisam de evoluir, preservando ao mesmo tempo a essência do design original. Além disso, a palavra "performance" também se refere ao desempenho enraizado no ADN da marca do nobre carácter de desportivismo italiano desde 1910.

Em suma, a marca italiana está intimamente ligada à Arte, que é considerada como a expressão máxima de uma cultura estética intemporal. E os Giulia e Stelvio não são exceção, uma vez que representam a vanguarda, estética e tecnologicamente, nas suas próprias categorias e continuarão a ser um ponto de referência para a Alfa Romeo, símbolo que pretende reinventar a desportividade no século XXI.

 

Um novo "look"

Destacando-se nas dianteiras dos novos Giulia e Stelvio, a grelha frontal, onde o logótipo é posicionado, e as grelhas inferiores das duas entradas de ar principais receberam um acabamento único que proporciona uma reinterpretação contemporânea da famosa e distinta grelha "Trilobo". Na verdade, os faróis são a principal novidade na frente. A partir de hoje, os faróis "3+3" fazem a sua estreia em ambos os modelos com a nova iluminação de Matriz Adaptativa Full-LED. Estes criam uma forte sensação familiar com o Tonale e, ao mesmo tempo, evocam uma das famosas características da marca que foi introduzida pelo icónico Alfa Romeo SZ Zagato e pelo concept car Alfa Romeo Pro-teo. Os três módulos compõem a exclusiva linha dianteira dos novos Giulia e Stelvio e proporcionam as luzes diurnas, os indicadores dinâmicos de mudança de direção e a funcionalidade "Welcome and Goodbye" (função que se liga sempre que o condutor fecha ou abre o automóvel), garantindo as melhores condições de iluminação graças à introdução de duas tecnologias sofisticadas: "Adaptive Driving Beam", que ajusta constantemente os faróis de médios com base na velocidade e condições de condução; "Glare-Free High Beam Segmented Technology", que deteta automaticamente veículos em circulação em ambos os sentidos de tráfego, para evitar encandear os seus condutores; e ainda um terceiro módulo que se liga automaticamente durante as curvas para garantir a iluminação lateral mais eficaz. Tudo isto é sinónimo de uma maior eficiência, quer em termos de duração e poupança de energia, quer ao nível da segurança devido ao menor esforço exigido à visão que permite um conforto de condução superior. A disposição do grupo de luzes traseiras LED, que proporcionam a combinação perfeita de estilo e tecnologia sofisticada, também foi concebida para acentuar as almas desportivas de ambos os modelos. Especificamente, o Novo Stelvio dispõe de novos faróis traseiros em vidro com um acabamento transparente, enquanto os do Novo Giulia são em vidro fumado com um acabamento em preto brilhante.

O novo e totalmente digital painel de instrumentos

Os Novos Giulia e a Stelvio estão equipados com a tecnologia mais avançada para assegurar uma experiência confortável e conectada, ao mesmo tempo que proporcionam o prazer de conduzir um Alfa Romeo. A atualização mais significativa pode ser vista no painel de instrumentos com o seu design histórico "telescópico". Este inclui o novo ecrã TFT de 12,3", completamente digital, onde se pode aceder a todas as informações e parâmetros do veículo relacionados com as tecnologias de condução autónoma. Além disso, o painel de instrumentos pode ser reconfigurado segundo três apresentações: Evolved, Relax e Heritage. O modo Evolved representa o futuro do design Alfa Romeo e utiliza a área central do ecrã, apesar de manter os seus dois quadrantes laterais. O Relax concentra-se no conforto, prescindindo de informação detalhada do veículo e dispensando, também, os dois quadrantes. Já o Heritage inspira-se nos modelos icónicos dos anos sessenta e setenta da Alfa Romeo, com detalhes distintivos como os números invertidos no final da escala do velocímetro.