Valtteri Bottas levanta o seu Giulia GTAm

A equipa da Alfa Romeo deu as boas-vindas ao piloto de F1, Valtteri Bottas, no showroom da Stellantis &You de Turim, para lhe entregar o seu novo Alfa Romeo Giulia GTAm, unidade adquirida pelo campeão finlandês, pintado no distinto Vermelho Alfa Romeo. Com a compra de uma das 500 unidades do Giulia GTA, o automóvel mais potente alguma vez concebido pela marca italiana, Valtteri Bottas tornou-se, assim, membro da "Tribo" Alfa Romeo.

Para celebrar a entrega deste automóvel ao piloto finlandês estiveram, no local, todos os principais representantes da marca, que o acolheram, depois, no Centro Stile da Alfa Romeo, sede da Marca. Além disso, toda a equipa celebrou com o piloto um momento que vai muito além da simples compra de um veículo Alfa Romeo. O seu desejo de se tornar proprietário de um "automóvel lendário" para a Marca representa uma manifestação de união pessoal com a Alfa Romeo, com a qual o piloto partilha ideais e valores. Uma fonte de orgulho para quem fez da nobreza do desportivismo italiano um valor fundador desde 1910.

Durante o evento, Valtteri Bottas e a equipa tiveram também a oportunidade de discutir projetos futuros nos quais o piloto está pessoalmente envolvido.

Cristiano Fiorio, F1 Manager da Alfa Romeo F1: "Este é um momento especial para a Alfa Romeo. Valtteri Bottas é um excelente profissional, um vencedor e a sua longa carreira na F1 com 10 vitórias em Grandes Prémios é prova disso. O seu desejo de se juntar ao círculo exclusivo dos clientes Giulia GTA enche-nos de orgulho. Num mundo de negócios muitas vezes movido por obrigações contratuais, estamos hoje a celebrar algo diferente: o Valtteri mostrou-nos que, por vezes, a paixão impulsiona as nossas escolhas. Bem-vindo Valtteri ao coração da nossa 'Tribo'".

Valtteri Bottas, Piloto da Alfa Romeo F1: "Sou, claramente, um entusiasta do automóvel para toda a vida. Mas, acima de tudo, adoro a marca Alfa Romeo. É para mim uma honra ser Embaixador da Marca e tornar-me, agora, cliente, proprietário de um dos 500 Giulia GTA. É um veículo tecnicamente excecional, realizado em colaboração com a Sauber Engineering, aproveitando a perícia e o ‘know-how’ técnico que advém diretamente da Fórmula 1, mas para nós, entusiastas do automóvel e dos desportos motorizados, representa muito mais. Revive uma das lendas do desporto automóvel, o Giulia GTA de 1965, e encarna perfeitamente o ADN da marca, a paixão pelo desporto automóvel, o prazer de conduzir e um estilo único e distinto".

 

O Alfa Romeo Giulia GTA

O Alfa Romeo Giulia GTA revive uma das lendas do automobilismo e um marco na história da Marca: o Giulia GTA de 1965. A expressão máxima da extraordinária capacidade da Alfa Romeo de combinar estilo e desportividade, este modelo representa um autêntico regresso às raízes da Alfa Romeo, fundadas no mundo da performance e do Grand Touring.

O Giulia GTA é um veículo de elevada performance baseado num modelo de produção, o extraordinário Giulia Quadrifoglio. Graças à adoção extensiva de materiais ultraleves, o Giulia GTA beneficia de uma redução de peso de até 100 kg em comparação com o Giulia Quadrifoglio e está equipado com uma versão melhorada do motor V6 Biturbo de 2,9 litros com 540 cv da Alfa Romeo, contando, assim, com uma potência específica de 187 cv/litro.

Os engenheiros da Alfa Romeo trabalharam no sentido de melhorar a aerodinâmica e o comportamento, mas sobretudo para reduzir o peso, semelhantes orientações das que foram seguidas no desenvolvimento do Giulia GTA de 1965. Para alcançar estes objetivos, registou-se uma extensa utilização de componentes em fibra de carbono e materiais compósitos. A aerodinâmica foi especialmente concebida para aumentar a força descendente. Nestas soluções encontra-se o know-how técnico que provém diretamente da Fórmula 1, graças às sinergias com a Sauber Engineering.

A equipa técnica da Alfa Romeo pôde, igualmente, beneficiar da perícia e das instalações da Sauber Engineering. A empresa suíça, com mais de 50 anos de experiência no desporto automóvel - 27 dos quais na Fórmula 1 - adquiriu um profundo conhecimento no campo da aerodinâmica, graças, também, ao seu túnel de vento, instalações que se encontram entre as mais avançadas da Europa. A equipa Sauber participou ativamente na conceção, prototipagem e fabrico dos componentes aerodinâmicos do novo Giulia GTA.

 

GTA e Autodelta, uma dupla repleta de história e de sucessos desportivos

As iniciais GTA significam "Gran Turismo Alleggerita" ("Grande Turismo Aligeirado"), uma designação nascida em 1965 para o Giulia Sprint GTA, uma versão específica derivada do modelo Sprint GT, criada para homologação para competição e revelado no Salão Automóvel de Amesterdão desse ano.  

A carroçaria do Giulia Sprint GT foi substituída por uma carroçaria idêntica feita de alumínio, com um peso total de 745 kg em comparação com os 950 kg da versão de estrada. Uma segunda variação dizia respeito ao motor de 1.570 cc de dupla árvore de cames que, na sua configuração de estrada com duas velas por cilindro, atingia uma potência impressionante de 115 cv. Os técnicos da Autodelta, entidade precursora do "Departamento de Competição" oficial da Alfa Romeo, escolheram-no como modelo de referência para a categoria de Turismos e desenvolveram-no para atingir uma potência máxima de 170 cv.

O sucesso na competição não demorou a chegar: três vitórias consecutivas no "Challenge Europeo Marche", dezenas de campeonatos nacionais conquistados e centenas de corridas ganhas em todo o mundo. O regresso desta imagem à gama também deixa a sua marca: de facto, o Giulia Sprint GTA personificava a afirmação de "uma vitória por dia no seu automóvel de todos os dias". Desde então, a sigla GTA tornou-se parte do inconsciente coletivo, como ícone indiscutível da desportividade da marca do Biscione, com o poder dessas iniciais capaz de persuadir o público a identificar e a referir-se aos automóveis desportivos da Alfa Romeo simplesmente por "GTA".

Uma última palavra para o facto de que, tal como as iniciais GTA, a denominação "Autodelta" é igualmente icónica, com as instalações com o mesmo nome a localizarem-se na pista de testes de Balocco, guardiã do seu precioso legado.