Alfa Romeo F1 Team Stake com a melhor qualificação

  • Zhou Guanyu conseguiu o quinto lugar da grelha de partida para o Grande Prémio da Hungria, naquela que foi a melhor qualificação da equipa desde 2012.


  • Valtteri Bottas juntou-se ao seu companheiro de equipa e entrou na Q3 rubricando o sétimo tempo mais rápido da qualificação.

 


O Alfa Romeo F1 Team Stake registou o seu melhor desempenho na qualificação como equipa desde a temporada de 2012, com Zhou Guanyu a conseguir o quinto lugar na grelha de partida para o Grande Prémio da Hungria e o seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas, a estabelecer o sétimo tempo. Foi um brilhante desempenho de equipa, com o Alfa Romeo F1 Team Stake a tirar o máximo partido dos novos compostos de pneus introduzidos para este evento e a extrair o máximo do C43 com as atualizações introduzidas em Silverstone.


O Hungaroring tem produzido surpresas e reviravoltas nos últimos anos e Zhou e Valtteri vão partir para a corrida de amanhã com o objetivo de manter a sua posição da qualificação, lutando por qualquer melhoria de posição, embora o objetivo seja terminar com os dois monolugares nos pontos.

 

Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "Estamos muito satisfeitos com o resultado de hoje, que é uma boa recompensa para o trabalho feito pela nossa equipa, tanto na pista como em casa, em Hinwil, e também pelos nossos pilotos. Claro que temos plena consciência de que se trata apenas de uma qualificação, embora numa pista como esta, as posições de partida sejam importantes para a corrida. Isto é apenas metade do trabalho e nós vamos precisar de fazer uma corrida perfeita amanhã: temos uma grande oportunidade de marcar pontos e sabemos como a competição é renhida. Ao afinarmos as atualizações que introduzimos em Silverstone, conseguimos libertar o desempenho extra de que os nossos carros precisavam para dar um passo em frente: a qualificação em quinto e sétimo lugar hoje foi a confirmação do esforço feito na fábrica ao longo das últimas semanas. Quero prestar homenagem ao Zhou e ao Valtteri, por terem mostrado desempenhos tão fortes ao longo da Q1, Q2 e Q3, bem como à nossa equipa, que tirou o máximo partido da Alocação Alternativa de Pneus introduzida este fim de semana. A utilização do composto duro durante o FP3 foi fundamental para nos garantir o acesso à Q2 e, posteriormente, fomos capazes de desenvolver este desempenho durante toda a sessão. Agora, temos de nos manter concentrados, pois o nosso trabalho ainda não está concluído: temos, sem dúvida, uma boa razão para estarmos satisfeitos connosco hoje, e vamos certificar-nos de que levamos esta motivação para a corrida de amanhã, que é quando conta."

 

Valtteri Bottas (monolugar 77):


Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)


TL3: 10º / 1:18.489 (24 voltas)


Q1: 1:18.775 (8 voltas)


Q2: 1:17.563 (6 voltas)


Q3: 7º / 1:17.034 (6 voltas)


"Estou muito orgulhoso de toda a equipa hoje e positivamente surpreendido com a qualidade das nossas prestações: vimos que tínhamos hipóteses realistas de ficar entre os dez primeiros, mas o quinto e o sétimo lugares foram ainda mais longe do que as nossas expectativas. Estivemos fortes durante toda a sessão de qualificação, com todos os compostos, e conseguimos extrair todo o potencial dos nossos monolugares: o traçado da pista parece adequar-se a nós e permitiu-nos tirar o máximo partido do nosso pacote. É claro que o trabalho está apenas a meio e os pontos serão atribuídos amanhã: ainda assim, as ultrapassagens não são fáceis aqui, o que deve ajudar a nossa causa com as posições que conseguimos hoje. Os resultados que trouxemos para casa hoje são uma boa recompensa para a equipa, tanto na pista como em casa, em Hinwil, pelo trabalho realizado nas últimas semanas."

 

Zhou Guanyu (monolugar 24):


Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 03/Ferrari)


TL3: 12º / 1:28.544 (23 voltas)


Q1: 1:18.143 (10 voltas)


Q2: 1:17.700 (6 voltas)


Q3: 5º / 1:16.971 (6 voltas)


"Sinto-me bem, muito bem, por alinhar na grelha em quinto lugar amanhã. Senti-me confortável desde a primeira volta, mas, mesmo assim, não esperava terminar a Q1 em P1. A minha primeira tentativa foi bastante difícil, mas depois conseguimos fazer o melhor dos nossos desempenhos até ao final da Q3. Estou muito contente com o trabalho feito hoje, sabia que tinha de dar um grande passo na minha última volta de ataque, uma vez que a anterior tinha sido apagada, e conseguimos, todos juntos. No geral, diria que este traçado se adapta bem ao nosso carro, o que nos dá uma grande motivação para a corrida de amanhã. A equipa fez um trabalho fantástico e estou contente por termos conseguido colocar os dois carros entre os dez primeiros: não estávamos satisfeitos com o desempenho que obtivemos com o novo pacote depois de Silverstone, mas trabalhámos arduamente para o otimizar ainda mais e estes resultados provam-no. Já estávamos bastante fortes ontem e, depois de analisarmos os dados durante a noite, encontrámos o impulso extra que nos permitiu passar a Q2 e a Q3. Agora, toda a nossa atenção vai estar concentrada em manter este desempenho amanhã, quando for importante: esperamos conseguir terminar o fim de semana como o começámos e somar novos pontos para o nosso acumulado.”